Aprenda a desenhar rostos humanos de maneira fácil
O rosto humano sem sombra de dúvidas será um dos elementos que nós mais iremos desenhar.
E também talvez seja um dos mais complexos, pois nós precisamos representar cada traço da forma mais realista possível.
Principalmente se nosso objetivo é fazer uma caricatura ou uma representação de algum personagem.
Olhos, boca, nariz, cabelo, sobrancelha, cílios, queixo, bochechas, enfim, tudo precisa estar em perfeita sincronia.
Caso você não tenha costume de desenhar e se aventurar a fazer um desenho de rosto, provavelmente o resultado não será dos melhores.
Isso é mais do que normal, como eu já disse em vários artigos aqui no blog, desenho é prática.
Logo, esperar grandes resultados nas primeiras tentativas é um erro, geralmente o processo para chegar a um bom nível dura meses.
E não é exagero nenhum o que estou te dizendo, dura meses MESMO.
E esse talvez seja um dos maiores erros dos desenhistas iniciantes, o imediatismo.
Se cobram muito cedo resultados que não competem com a sua capacidade e acabam se frustrando e desistindo do sonho.
Comece aos poucos e desenhe objetos
Continuando a falar sobre o imediatismo das pessoas, podemos destacar aquelas que querem desenhar coisas complexas.
É meio óbvio que o resultado não ficará bom, um desenho complexo possui muitos objetos, logo, muitos detalhes.
Se então o objetivo é aprender, não faz sentido correr atrás de coisas tão complicadas. Portanto, minha dica é: aprenda UM objeto por vez.
Quando nós nos preocupamos apenas em fazer um objeto, estamos treinando nossa criatividade, mas sem a forçar a níveis que nós não temos hoje. Por exemplo, um mesmo objeto pode ter muitas variações, e nelas você irá pensar.
Outra vantagem é que a tendência a acerto aumenta, e isso será um fator motivacional para continuar. Então, treine objetos específicos, com tempo, experiência e segurança, você naturalmente conseguirá fazer desenhos mais detalhistas.
Vou te ensinar um dos elementos mais usados, que inclusive eu já comentei nesse artigo, o rosto.
Passo a passo para se fazer um rosto
1 – Faremos um rosto de frente ao papel, assim vamos começar fazendo um oval e os eixos horizontais e verticais.
2 – Podemos agora acrescentar algumas linhas menores, verticais e horizontais. Cada uma irá marcar a localização de algum elemento, como a boca, o nariz, a testa, etc. Isso te ajudará a manter o rosto em sintonia.
3 – Iremos fazer mais algumas linhas, agora para demarcar as posições da boca, nariz, olhos, etc. Bem como mensurar o tamanho de cada coisa, afinal, alguém com um olho maior que o outro fica estranho, né?
4 – Agora é momento de entendermos exatamente onde estará cada elemento do rosto. Perceba no desenho abaixo o espaçamento dos olhos definidos pela linha e área verde. Bem como o nariz, que começa na linha central que passa pelos olhos e termina na linha seguinte.
Abaixo dessa linha ficará a boca, nas pontas da linha central ficará as orelhas. A área verde ainda pode ajudar também a mensurar o tamanho das orelhas. Portanto, temos assim, o esboço do rosto humano que pode ser usado em qualquer desenho desse tipo.
5 – Agora vem a parte que requer prática, a partir daqui você deve ter calma, pois provavelmente encontrará dificuldades. Logo, vamos desenhar a linha da cabeça bem como as linhas dos olhos, nariz, orelha e boca.
6 – Continue fazendo os detalhes dos olhos, nariz, orelha e boca.
7 – Aqui podemos ver um rosto feminino, essa etapa preza por maior atenção nas sombras.
8 – E assim, fazemos os “acabamentos” do desenho, perceba que o desenho não ficou espetacular. O desenhista ainda está em fase de conhecimento, isso é importante frisar sempre.
Vamos agora fazer a face lateral de um rosto
1 – Agora iremos desenhar uma face lateralmente, algumas coisas mudam, como por exemplo a estrutura inicial. Aqui iremos fazer 3 desenhos, dois ovais e uma linha, como a imagem abaixo mostra. O primeiro oval será a cabeça enquanto o segundo será o rosto, a linha abaixo será o pescoço.
2 – Marque onde ficará cada elemento do rosto, como anteriormente. Porém aqui você precisa estar atento ao ângulo da cabeça, pois as linhas a irão seguir.
3 – Após fazer as etapas já ensinadas, só que no ângulo correto, temos que fazer o esboço de cada elemento. Paciência é o ponto chave desse processo que é muito demorado.
4 – Aqui iremos fazer os detalhes e sombras dos olhos, boca e nariz. Pode usar vários lápis para isso, de acordo com seu gosto.
5 – Precisamos nesse tipo de desenho identificar o sombreamento correto e de onde a luz irá atingir o rosto. Entender o que se desenha aqui é complexo, pois o sombreamento depende até da expressão do rosto. Experiência mais uma vez é o ponto chave.
6 – Ao final, apague as linhas de esboço e estará pronto o seu desenho.