Aprenda a fazer caricaturas

Introdução

Caricaturas são desenhos que requerem uma atenção muito grande do desenhista. Pois ele precisará estar atento às características daquela pessoa que deseja representar. Alguns pontos específicos merecem destaque e permite ao desenhista fazer uma representação mais fiel.

É claro que nesse ponto também entra o senso de humor e a criatividade. Usar de traços humanos em desenhos muitas vezes são usados para o lado humorístico.

Então quando for desenhar alguém, dedique um bom tempo para observar as suas características nas mãos, rosto, perna, barriga, braço, enfim, tudo que possa ser motivo de destaque no seu desenho.

Por exemplo, se a pessoa tiver orelhas grandes, as faça enormes na caricatura, caso elas sejam pequenas, as façam minúsculas.
Essa sem dúvidas é a principal característica de desenhos deste tipo.

Aprendendo a “ler” uma imagem

Fique tranquilo em relação a caricatura, todas as pessoas são diferentes, certo? Não vai ser tão difícil assim encontrar particularidades em cada uma delas.

Vamos por exemplo usar a imagem abaixo do Neymar, perceba que nessa primeira etapa o que precisamos fazer é detectar traços diferentes, encontrar uma parte mais saliente ou de destaque que podem ser enfatizados no desenho.

Aprenda a fazer caricaturas “Neymar”

Não é difícil perceber os “diferentes” cabelos que o Neymar usa, certo? Bem, também não é novidade perceber que isso é um prato cheio para o desenhista.

Ele usou um tom de humor e deu uma bela valorizada na “cabeleira”.
Um ponto interessante que podemos perceber são as orelhas, bem grandes, Neymar possui orelhas grandes a ponto de serem representadas com tanto destaque? Não, é aí que percebemos a mensagem que muitas vezes se passa a partir do desenho.

As orelhas parecem estar em destaque muito mais pelos brincos que o jogador usa do que realmente pela característica do seu corpo.

Seria uma crítica ou simplesmente o destaque que o autor quis dar a vaidade do Neymar? Bem, essa interpretação eu deixo para você.

Todos os outros detalhes do rosto são feitos a partir de traços marcantes do jogador, a cor dos olhos, a expressão, o queixo, o olhar, enfim, é um trabalho que dá trabalho, porém é muito bonito de se ver no final.

Aprenda a fazer caricaturas com o desenhar
Aprenda a fazer caricaturas

Está interessado em fazer caricaturas? Então vamos ao nosso passo a passo.

1 – Identifique pontos importantes

Então vamos lá, como já destacamos, a primeira coisa a se fazer é perceber quais partes do rosto precisam ganhar maior foco no seu desenho.

Faça círculos vermelhos que passam nesses pontos e a partir deles você poderá usar e abusar dos exageros, adicione um grande toque de humor.

2 – Identifique pontos de menor importância

Você já usou os círculos vermelhos para destacar áreas que irá focar no desenho. Porém eles não são suficientes para passar realismo, outros pontos do rosto são muito importantes e característicos de cada pessoa.

Mas não cabe todo aquele exagero. Assim, fazer então círculos azuis sobre essas áreas, que no nosso desenho terão pequena dimensão.

3 – Hora de começar o trabalho

Assim, vamos inicialmente fazer a cabeça em forma oval e marcar seus eixos horizontais e verticais, como na imagem abaixo.

Aprenda a fazer caricaturas
Aprenda a fazer caricaturas Simples

4 – Comece a usar as características faciais

Usando as diretrizes faciais que identificamos, comece a marcar a localização de cada elemento do rosto. Lembre-se de pensar nos exageros, por exemplo, as marcações de um grande nariz com ponta longa e larga.

5 – Continue dando corpo aos elementos principais

Dê um pouco mais de detalhes aos elementos de destaque do desenho, bem como uma pálpebra, sobrancelhas, terminar o desenho dos olhos, fazendo seu globo ocular ou suas narinas, muita calma nesse momento para o desenho ficar perfeito.Adicione agora a cor dos olhos, coloque as marcas do rosto, como pintas, sardas, etc.

6 – Hora dos detalhes menos importantes

Vamos fazer agora as linhas de expressão definidas pelos círculos azuis, desenhe todos os elementos que não são de grande destaque, se lembre que eles serão pequenos, pois dar maior atenção a detalhes que não são tão importantes podem descaracterizar o seu desenho, cuidado.

7 – Finalize o desenho

Agora que os detalhes foram colocados no papel, faça a finalização do desenho, como um queixo comum, o formato da cabeça, é claro que aqui você também precisa ter cuidado para não errar na mão.

Porém, essa etapa reserva os traços mais “comuns” da pessoa, então basta fazer o básico.

Em conclusão, espero que esse artigo tenha te ajudado, fique ligado em nosso blog, tem sempre uma boa dica lá para desenhos.

[su_note note_color=”#ffb066″]Conheça O MÉTODO Simples e Objetivo ENSINA Pessoas de TODAS AS IDADES A DESENHAR, Mesmo sem ter o Famoso “DOM”! Clique aqui[/su_note]

Deixe um comentário